terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O caminhão vazio


          









Caminhava ao lado de meu pai quando ele se deteve em uma curva e, depois de um breve silêncio, perguntou-me:

— Além de ouvir o canto dos pássaros, ouves algo mais?

Apurei a audição e, alguns segundos depois, respondi:

—Estou ouvindo o ronco de um caminhão.

— Certo — disse meu pai.

— Mas é um caminhão vazio.

Perguntei a ele como sabia que era um caminhão vazio se ainda não o tínhamos visto, ao que ele me respondeu:

— É fácil saber quando um caminhão está vazio... pelo ruído. Quanto mais vazio o caminhão, maior o barulho que faz. Tornei-me adulto e, até hoje quando ouço uma pessoa falar demasiadamente, pelos cotovelos, interrompendo a conversa de todos, sendo inoportuna ou violenta, presunçosa, prepotente e subestimando as pessoas, tenho a impressão de ouvir a voz de meu pai, dizendo: "Quanto mais vazio o caminhão, maior o barulho que faz "


       (Luis Alberto Mecklenburg)

Nenhum comentário:

Postar um comentário